FairMeals

O que fazemos?

Ajudamos estabelecimentos gastronómicos (como restaurantes e padarias) a vender o seu excedente alimentar de qualidade com descontos até 90%.

Prevenimos que comida em boas condições acabe no lixo e, assim, protegemos o ambiente

Ajudamos restaurantes a tornarem-se mais eficientes e a utilizarem melhor os seus recursos

Disponibilizamos aos clientes refeições saborosas e a um preço acessível, para desfrutarem no conforto das suas casas

Apoiamos iniciativas sociais para ajudar a melhorar as condições de vida de comunidades desfavorecidas.

Porque o fazemos?

O fundador, Christian Wimmler procurava uma resposta simples para uma questão complexa. Ao visitar diferentes países e culturas alimentares, era confrontado sempre com a mesma questão: no final do dia, os restaurantes não vendiam todas as suas refeições e acabavam por deitá-las fora por falta de clientes.


Em Portugal, de acordo com a FIPA, desperdiça-se 17% do consumo alimentar anual, equivalente a 1 milhão de toneladas.


Na restauração, esta perda anual é de aproximadamente 9600 Euros por estabelecimento.


O desperdício alimentar nas famílias representa 3,3 gigatoneladas anuais de gases de estufa gerados na produção de alimentos que não foram consumidos.

Somando os danos ecológicos causados pelo transporte, refrigeração e energia despendida a preparar cada refeição, geramos uma perda devastadora de energia, combustíveis fósseis, ar puro e comida preciosa.

Além disso, não existia nenhuma solução válida para clientes com orçamentos reduzidos que procuravam por alternativas nutritivas e a preços acessíveis.

Com isso, surge a necessidade adicional de reduzir o desperdício alimentar nos estabelecimentos de restauração e aumentar a sua faturação. Deverá ainda responder às necessidades de pessoas que procuram qualidade nutritiva nas suas refeições e que não têm disponibilidade para cozinhar.

Em 2016, nasce a ideia de criar a start-up social FairMeals.

Fair ("justo" em Português) especialmente porque queremos expandir o efeito da redução do desperdício alimentar. 10% das receitas serão doadas a instituições de solidariedade social. Saber Mais

Quem somos?

Dr. Christian Wimmler

  • CEO & Fundador
  • "A forma mais fácil de agir localmente com impacto global e todos podem juntar-se à nossa causa por um futuro sustentável! "

Tiago Fernandes

  • CTO & Co-Fundador
  • "A tecnologia deve ser usada para ajudar os outros e contribuir para um planeta auto sustentável. Especialmente se houver comida envolvida."

Marco Schnell

  • Head of Marketing Communications & Country Coordinator (Alemanha)
  • "Reduzir o desperdício alimentar. Ajudar quem mais precisa, e desfrutar de uma refeição conveniente e deliciosa. Essa é a combinação perfeita para mim."

Sophia Dubiel

  • Sales & Partner Relations
  • ""